TÂNIA R. VOIGT

A Poetisa do Encanto e Magia



MARCA DA POETISA






quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

CARTA DE NATAL



Prezado Papai Noel,


Mais uma vez está chegando o Natal e muitos irão te procurar para pedir mil coisas... Sabe Papai Noel? É até de rir, porque muito embora nessa data tenham decidido num dado momento, lembrar o meu aniversário, mesmo não sendo de fato a data do meu nascimento, e nem sei por que tomaram essa decisão, mas como assim resolveram, eu aceitei. Não reclamei, nem nunca te pedi nada. Nem para os outros, nem para mim... Como também, jamais ganhei alguma coisa: Brinquedos, roupa ou doce (por mais simples que fosse...), de nenhuma dessas pessoas que tanto se alegram no Natal. Tudo bem... Não faz mal. Também, jamais ganhei coisa alguma daquelas outras pessoas que tanto se entristecem nessa época do ano, lembrando de suas infâncias difíceis, da falta de brinquedos, pão e pano.. Pois, tudo o que eu queria era que de fato lembrassem de mim, como se lembra assim, de qualquer pessoa a quem se ama e que num determinado dia, faz aniversário... Eu só queria isso, Papai Noel: que se lembrassem de mim.
Nem precisavam me dar presente algum, nenhum relicário, pois eu sei como a vida anda difícil para a maioria das pessoas. Que os preços andam pela hora da morte e que no Natal eles ficam piores ainda... Mas, eu queria um abraço, um sorriso, um desejo de boa sorte, de Paz, de felicidade. Um minuto de atenção!
Só um minuto, Papai Noel.
Mas, parece que as pessoas, que já andam muito ocupadas o ano inteiro com suas vidas, suas dívidas, seus compromissos, suas vontades... No natal, estão de novo ocupadas. Agora, com as festividades, com os presentes que querem dar e receber... Se preparando, ou já com suas árvores armadas. Porém, o que no meu pensamento não cabe e eu não consigo entender, é que nem um desses presentes
seja para mim. Por que será, Papai Noel? O senhor sabe?
Eu acho tão estranho, Papai Noel, que algumas pessoas dizem que esse é o momento da caridade, da fartura, da alegria, do amor, da aproximação entre aqueles que se querem bem, ou que são queridos pelos outros... E muitos reclamam sua desventura, a falta de uma visita, o som de um telefone, porque se sentem mal amados, desprezados, injustiçados... Contudo, não lembram de investir uma hora do seu precioso tempo num asilo de idosos abandonados, levando mais do que um panetone, um sorriso no rosto, um abraço sincero, uma vontade franca de lhes ouvir, de cantar com eles, de contar e ouvir estórias, lembranças de tempos bons. De dar-lhes um aperto de mão, como símbolo de gratidão pelos seus anos dourados desperdiçados, ou não, com trabalhos realizados para que esse mundo fosse o que hoje é.
Eu acho curioso, Papai Noel, que algumas pessoas dizem que essa é uma época triste, já que tudo é comércio e que de fato ninguém mais lembra o verdadeiro espírito de natal. E que, além disso, têm tantas lembranças tristes de tempos passados, e até dos dias atuais, pois sabem que enquanto numa esquina as luzes e sons de uma mansão em festa são vistos e ouvidos a distância, noutra esquina tem uma criança chorando de fome...
Mas, nem assim, tentam ir a uma loja de brinquedos baratos e comprar meia dúzia que fosse, para diminuir as estatísticas dos que irão passar esse natal chorando, por não receberem nada do Papai Noel... E não entenderem porque o senhor só vai às casas ricas, deixando de ir nas que mais precisam.
Eu acho peculiar ainda, que as pessoas passem o ano pedindo dinheiro e saúde, em orações. Mas, na época de natal, não lembram seus semelhantes que tristes e solitários, passam dentro de um quarto de hospital, ou pior: num corredor. Deitados em macas, no chão, sem colchão, nem cobertor. Sem uma visita, às vezes, até sem comida e quem é que acredita, sem nenhuma palavra, um gesto de amor?
Mas, de tudo isso o que eu acho mais bizarro em todas as verdades que aqui eu narro, é perceber, sem conseguir entender, por que as pessoas se preocupam tanto em dar e receber coisas boas o ano todo, passam o tempo inteiro me pedindo coisas... E eu as atendo, sabe Papai Noel?
Mas, no meu aniversário, elas se esquecem de mim... Isso me deixa tão triste...
Então, eu pensei que talvez, tu pudesses me ajudar só dessa vez, Papai Noel... Ouvindo o meu desabafo, já que eu sei que por mais que tu queiras, não poderás me dar o presente que tanto eu desejo... Embora, o que eu queira seja algo muito simples. Pois, não sonho que tu me tragas presentes caros, mas almejo um presente tão valioso, que não há dinheiro que o pague. Eu não quero presentes difíceis de encontrar, mas apenas os mais sensíveis
saberão onde achar algo tão precioso...
O presente que eu quero Papai Noel, e que eu acredito que mereço
e tenho todo o direito de pedir, eu sei, é
que os homens aprendam a amar uns aos outros, como eu vos amei...

Porque o dia que o homem apreender a amar seu semelhante como a si mesmo, não haverá mais miséria na face da Terra, nem dor, nem fome, nem guerra...

E só assim, nós poderíamos dizer com toda a sinceridade:
_ FELIZ NATAL A TODOS!

Todavia, sabendo da dificuldade de ser ouvido,
só posso continuar triste e cabisbaixo.
Mas, um pouco mais leve, por crer
que alguém vai parar pra pensar em tudo isto...
Agradeço a tua atenção, Papai Noel,
despedindo-me com amor e assinando embaixo...


Jesus Cristo


(Tânia Regina Voigt)

2 comentários:

  1. Oi Tãnia! Adorei a carta. Muito profunda, pertinente e, acima de tudo, verdadeira. maravilha! Coincidentemente postei uma carta ao Papai Noel, só que um pouco diferente. Acho que vale a pena conferir.

    "Feliz Natal e um próspero Ano Novo".

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga...

    Deixando meu carinho e meus votos de um 2010 em que tudo se resolva da melhor forma possível. Muita saúde e alegria para vocês todos aí em casa.
    Um beijo* desse seu fã e amigo...

    Renato Baptista

    ResponderExcluir